4 livros para educar

Siga-me

Luna Moreno

Designer Gráfico e Fanática por Comida at Aptor Games
Terráquea que tem interesse por muitas coisas, acumula talentos e SEMPRE dá prejuízo no rodízio.
Siga-me

Latest posts by Luna Moreno (see all)

Leituras que preparam as crianças para enfrentar o “mundo dos adultos”.

 

Seguindo meu post anterior 7 motivos para ler para seus filhos, decidi compartilhar quatro livros que li quando era pequena e que, do meu ponto de vista, podem ajudar a formar o caráter de uma criança (entre os 5 e os 9 anos) de uma maneira mais efetiva e digerível.

 

 1. “Um livro Fantástico” de Dallas Clayton.

Você pode ler pela internet de maneira gratuita ou comprar sua versão original em inglês.

Se trata de um pequeno conto que incentiva as crianças a usar sua imaginação e com o passar do tempo como essas idéias irão modificar o mundo.

É um conto parecido com “O Pequeno Príncipe”, porém mais curto e “não tão difícil para sua idade”.

 

2. “A teia de Charlotte” de E.B. White.

(ISBN 9788578272968) Pode ser encontrado para compra neste link.

Um romance que conta a história de Wilbur, um porquinho de estimação de uma garota chamada Fern, e a aranha Charlotte.

Ensina as crianças o valor da amizade. De uma maneira honesta os previne dos “perigos do mundo exterior” e como essas variáveis podem fortalecer uma amizade e criar uma relação que irá durar por muitos anos (apesar das evidentes diferenças entre as espécies).

 

 3. “Frederico” de Leo Lionni

(ISBN 9789728781309) A versão em português de Portugal pode ser comprada aqui.

A comunidade de Frederico está se preparando para o inverno e enquanto todos os demais integrantes se dedicam a coletar comida, Frederico tem outras ocupações.

Se trata de um pequeno conto que ensina as crianças que existem pessoas com interesses um pouco diferentes do habitual e que isso não é algo ruim, já que a sociedade necessita de pessoas que se dediquem a coisas diferentes para poder funcionar.

 

 

4. “Billy y el vestido rosa” de Anne Fine

Por mais que tente encontrar este titulo em português, parece que o mesmo só se encontra em seu idioma original, o espanhol (que pode ser encontrado aqui), porém o mesmo se trata de uma história que não pude deixar de fora desta lista.

A mãe de Billy decide vesti-lo com um vestido rosa e assim o manda para a escola. Isso seria perfeitamente normal se Billy não fosse menino. Ao passar do dia ele se dá conta de que todas as pessoas da escola o tratam diferente por estar em um vestido.
A história ensina igualdade de gêneros e faz os adultos refletirem sobre como separamos as crianças (as vezes sem querer) e os retiramos de “atividades especificas dependendo de seu sexo”.

Inclusive encontrei este guia (também em espanhol, me desculpem por isso) que propõe uma série de atividades com o passar da leitura, para que os estudantes tenham um entendimento individual sobre o que é “ser menino e menina”.

 

Esse item foi postado em Blog. Coloque o permalink nos seus favoritos.