Lançamento: Verb-Rabbit

Siga-me

Alexandre Rosenfeld

Ex-Coordenador de desenvolvimento at Aptor Games
Um apaixonado por tecnologia, que acredita que pode tornar o mundo um lugar melhor com seu trabalho.
Siga-me

Latest posts by Alexandre Rosenfeld (see all)

Grupo de pesquisa lança jogo que auxilia no ensino de inglês

Iniciativa é do Ludo Educativo, vinculado ao Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e financiado pela FAPESP e CNPq


Verb Rabbit (2)

 A qualidade do ensino de idiomas nas escolas de educação básica e média no Brasil deixa a desejar. Isso pode ser constatado quando se analisa a baixa taxa de proficiência entre os alunos, que costumam estudar a língua estrangeira por mais de dez anos e, ainda assim, não conseguem dominar um segundo idioma. Pensando em melhorar este quadro, uma equipe formada por desenvolvedores de games e pesquisadores lançou neste mês um jogo que auxilia e torna lúdico o aprendizado de inglês para crianças a partir de 7 anos de idade.

A iniciativa do grupo Ludo Educativo resultou da parceria entre o Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP, e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN/CNPq), com participação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen).

O jogo Verb Rabbit auxilia o ensino de inglês, fixando os conteúdos dados em sala de aula. O game possui dois módulos, cada módulo com dois treinos e duas corridas. A corrida é liberada após o jogador realizar o treino obrigatório. Segundo os desenvolvedores do game, a temática do inglês foi escolhida pois é uma disciplina essencial para pessoas de todas as idades e vem sendo pouco explorada em jogos educativos desse gênero.

A pesquisadora do CDMF Elisabeth Pizoni foi responsável pela preparação da metodologia do jogo. Pizoni elaborou as questões usando todos os tempos verbais do inglês, uma forma de incentivar o pensamento rápido na escolha da afirmativa correta. “Em uma conversação ou mesmo em um listening, temos que ter os tempos verbais bem treinados para falá-los ou ouvi-los com total segurança em qualquer ocasião”, explicou.

O jogo é recomendado para crianças a partir de 7 anos que já possuam algum conhecimento do idioma e pode auxiliar o professor na realização de testes de fixação com o aluno.

O coordenador técnico do Ludo Educativo, Alexandre Rosenfeld, explica que, para desenvolver o game, o grupo levou em consideração a criação de uma temática envolvente, além do conteúdo relevante para o auxílio do ensino de inglês. “A temática precisaria ser algo com que o jogador se identificasse, por isso, o personagem principal é uma criança vestida de coelho, em uma pista de corrida. Com gráficos bonitos e pelo interesse que as crianças têm por jogos de corrida, esperamos um retorno positivo deste lançamento”, disse.

O professor Elson Longo, coordenador do CDMF, explica que os jogos educativos são importantes para o processo de aprendizado, pois tornam esse caminho mais interessante e intuitivo. “Esta é mais uma iniciativa do CDMF para levar ao ensino fundamental e médio novas formas de aprendizado”.

Verb Rabbit

Verb Rabbit (1)

Como jogar?

O jogador toma o papel de uma criança vestida de coelho participando de corridas com uma caixa de papelão. Ao passar dos módulos, o jogador acumula pontos e ganha novos veículos para sua jornada.

Para avançar na corrida, o jogador deve acertar as diversas questões que vão aparecendo no decorrer da fase evitando assim os obstáculos e ultrapassando adversários na corrida.

O jogo está disponível gratuitamente para dispositivos mobile (download pelo Google Play) e também pode ser encontrado online no portal Ludo Educativo, a partir do link: http://portal.ludoeducativo.com.br/pt/play/verb-rabbit.

Sobre o Ludo Educativo

O grupo Ludo Educativo também é responsável por outros jogos, como o Ludo Simulado, uma preparação para o vestibular que pode ser jogado pelo celular ou tablet, e o Ludo Radical, em que os professores podem trabalhar com ferramentas lúdicas em sala de aula. Todos os games podem ser encontrados no endereço: http://portal.ludoeducativo.com.br.

Todos os jogos são desenvolvidos pela spin-off Aptor Games, empresa que surgiu a partir do grupo de pesquisa na UFSCar.

 

One thought on “Lançamento: Verb-Rabbit

Os comentários estão fechados.