O que é o ISBN?

Siga-me

Luna Moreno

Designer Gráfico e Fanática por Comida at Aptor Games
Terráquea que tem interesse por muitas coisas, acumula talentos e SEMPRE dá prejuízo no rodízio.
Siga-me

Latest posts by Luna Moreno (see all)

Tecnologia futurista escondida nos livros.

No meu post anterior “4 Livros para Educar” coloquei um número antes das siglas “ISBN” para algum dos livros. Imagino que algumas pessoas se perguntaram o que era isso.

ISBN é uma sigla em inglês para “International Standard Book Number”, É um sistema que serve para identificar numericamente livros de nivel mundial (como se fosse uma impressão digital) e que foi oficializado em 1972.
Começou com apenas 10 dígitos e no ano de 2007 passaram a ser 13, porque 10 dígitos não bastavam para incluir algumas categorias. Essa é a única diferença entre o ISBN-10 e o ISBN-13.

O número do ISBN tem por sua vez um EAN (código de barras) que especifica o país, idioma, editora, publicação, etc. Assim podemos saber de onde vem um livro e em qual idioma está escrito, dependendo dos primeiros números do código antes do hífen (se você tiver curiosidade, o código do Brasil é 85).

A maravilha do ISBN é que agora você não precisa andar com a ficha bibliográfica com titulo, autor, editora e edição para encontrar um livro. Basta levar o ISBN a uma livraria mais próxima (ou digitar no Google) para encontrar exatamente o livro que busca.

Dentro das maravilhas da tecnologia numérica também existem outros códigos, tais como ISMN para a música, ISAN para os filmes, games e meios áudio visuais, ISSM para periódicos e revistas, e até o ASIN, código que a Amazon usa para identificar seus produtos.

Agora sim, já não há desculpas como “é que te comprei este livro porque não sabia qual das edições queria”.
Obrigado mundo moderno dos anos 70.

Esse item foi postado em Blog. Coloque o permalink nos seus favoritos.