4 Filmes do Studio Ghibli com lições de vida

Siga-me

Luna Moreno

Designer Gráfico e Fanática por Comida at Aptor Games
Terráquea que tem interesse por muitas coisas, acumula talentos e SEMPRE dá prejuízo no rodízio.
Siga-me

Latest posts by Luna Moreno (see all)

Filmes que ensinaram seu filho a ser independente.

Os filmes do Studio Ghibli sempre me fazem pensar se minhas prioridades estão bem definidas, Toda sua filmografia está cheia de maravilhosos ensinamentos para todas as idades. Por isso elegi 4 filmes para compartilhar com crianças de 4 a 7 anos.

1. “Whisper of a heart” (Sussurros do coração) 
Idade mínima recomendada: 7 anos.

Uma menina que adora a leitura se dá conta que os livros que trouxe para casa já foram alugados por outra pessoa. Na busca para encontrar essa pessoa conhece um velho dono de uma loja de antiguidades, que a encoraja a se tornar uma escritora.

Muitos de nós nem sequer sabemos o que queremos fazer pelo resto de nossas vidas. Este filme nos ensina que devemos escolher aquilo que desfrutamos e que nos faça infinitamente feliz, porém temos que trabalhar muito para poder melhorar nosso talento e nos transformar em um bom profissional.

2.“Kiki delivery service” (O serviço de entregas da Kiki)
Idade mínima recomendada: 5 anos.

Kiki é uma bruxa em treinamento que deve passar um tempo fora de casa para encontrar uma “especialidade” em seus encantamentos. Por ser uma bruxa com vassoura voadora, obtém um emprego de mensageira até que um dia perde seus poderes e já não pode voar…

Ajudar os mais velhos, ser amável com as demais pessoas e ser honesto são os ensinamentos deste filme.
Também pode ajudar uma criança a entender como pode se sentir alguém (e como pode se adaptar) quando muda de casa ou de cidade e que fazer novos amigos é uma oportunidade maravilhosa de crescer como pessoa.

3. “The secret world of Arrietty” (O mundo dos pequeninos)
Idade mínima recomendada: 4 anos.

Arriety é uma menina pequenina que vive em uma casa pegando coisas que os humanos não sentem falta. Um dia sua mãe é sequestrada e com a ajuda de um menino humano que vive na casa buscam resgatá-la.

A importância da família e a amizade são temas muito evidentes neste filme. Os incentivos do pai de Arriety para que a mesma explore e seja independente me parece um ensinamento maravilhoso para crianças e adultos. A relação que Arriety tem com o menino humano também me parece muito interessante (o menino sofre de um problema cardíaco e seu modo de vida não é normal para alguém de sua idade) porque mostra que uma “incapacidade” não é um impedimento para a amizade.

4. “Howl’s moving castle” (O castelo animado)
Idade mínima recomendada: 6 anos.

Sophie é uma menina com baixa autoestima que não aspira grande coisas até que um dia uma bruxa malvada lhe lança um feitiço e a transforma em uma anciã. Sophie decide sair de sua casa em busca do mago Howl para que quebre o feitiço. Em sua viagem sua autoestima melhora e eventualmente se da conta que é muito mais valiosa do que pensava.

Este filme me parece excelente para as meninas.
Sophie tem todo o perfil para ser o personagem de “A Dama em Perigo” porem diferentemente decide sair e buscar alguém que a ajude a quebrar o feitiço. Para isso ela passa por muitas dificuldade que deve resolver sozinha e ao final do filme, sua valentia e inteligência a levam até o amor de sua vida.
A narrativa é um pouco complexa. É um desses filmes que tem que se ver mais de uma vez para poder entender pequenos detalhes da história, porem a mensagem principal se entende de primeira.

 

Como nota de rodapé, me parece importante ressaltar que quase todos os protagonistas dos filmes Ghibli são mulheres. Creio que é uma grande conquista que mesmo que esses personagens têm seus conflitos internos, sempre lutam por verdades universais como o respeito pela natureza e cuidar das pessoas e coisas que são importantes para eles.

Deixe-me dar uma opinião pessoal a dizer que prefiro mil vezes os filmes do Studio Ghibli a muitos filmes da Disney, porque enquanto os protagonistas da Disney são guiados por um amor de casal meio platônico, os protagonistas do Studio Ghibli sempre são guiados por seus princípios e valores.

Esse item foi postado em Blog. Coloque o permalink nos seus favoritos.