Não é só um simples jogo

Latest posts by admin (see all)

Você já parou para pensar em quantos benefícios, as vezes imperceptíveis, os jogos podem trazer para aqueles que jogam? Quantas habilidades podem ser desenvolvidas e melhoradas com o uso de jogos?

Hoje falarei sobre alguns benefícios, fora o educacional, que alguns jogos trazem aos jogadores. Logicamente desde que jogados com moderação para não prejudicar outras atividade da vida do jogador.

Pesquisas recentes afirmam que jogar pode melhorar o desempenho do cérebro, podendo também prevenir e até reverter a deterioração das funções cerebrais como memória, raciocínio e processamento visual.

Listamos abaixo algumas habilidades que o jogador pode adquirir ou aprimorar com alguns jogos.

Jogos de estratégia, em que é preciso encontrar a solução correta, estimulam o raciocínio. Obstáculos que surgem no decorrer do jogo fazem o jogador pensar logicamente na busca de uma solução para ultrapassa-los e alcançar seu objetivo. A vontade de vencer impede que o jogador desista facilmente frente a dificuldade progressiva.

Perder em um jogo, não só ensina o jogador a lidar melhor com as falhas, como também o faz enxergar que tudo pode ser recomeçado. Com a possibilidade de novas tentativas e micro recompensas constantes no decorrer do jogo, o jogador se sente estimulado a tentar novamente.

A novidade agora é se mexer! Vídeo games de nova geração trazem jogos que estimulam a atividade física, podendo oferecer desde um treinamento de Yoga para melhorar a postura até uma aula de dança completa para perder aqueles quilinhos a mais.

Um estudo realizado pela Universidade de Ottawa, no Canadá, testou o vídeo game Wii em pacientes com doenças de Parkinson. O resultado foi uma melhora expressiva no equilíbrio e no quadro dessas pessoas.

Jogos de mais de um jogador podem estimular a união com a família e amigos, esses jogos permitem que todos se envolvam no universo do jogador. Ganhando, perdendo e se divertindo juntos, aumenta a cumplicidade e a parceria entre todos os envolvidos.

Novas relações de amizade também podem ser feitas através de jogos multiplayers, com isso o jogador acaba conhecendo pessoas e realidades que talvez nunca conheceria por outro meio.

“Pra cima, pra baixo, meia lua, quadrado”: se você já conseguiu realizar algum tipo de sequencia maluca para realizar alguma ação incrível em algum jogo, pode ter certeza que a área de coordenação de seu cérebro foi estimulada. Quem joga sabe o quanto pode ser difícil  apertar os botões certos na hora certa e o quanto isso fica fácil com o passar do jogo. Estudos comprovam que quem joga têm melhor coordenação motora, um desses estudos descobriu que o córtex cerebral de quem joga é mais espesso justamente na área relacionada a essa função.

Lembra o quão focado você já deve ter ficado para passar aquela fase que todos seus amigos não conseguiam passar? Pois é, você mais do que ninguém deve saber o quanto um jogo estimula a concentração e o quanto disso você já levou para sua vida na resolução de algum problema. Estudos demonstram que profissionais que jogam e precisam no seu dia a dia realizar tarefas de alta precisão e cuidado, realizam de forma melhor sua tarefa do que os profissionais que não jogam.

Quantas vezes você já não se perdeu em um jogo de mundo aberto, ou talvez não sabia o que tinha que fazer ao chegar naquele checkpoint?

Para atingir seu objetivo o jogador tem que saber se orientar pelo mundo virtual, e ele faz isso se orientando por réplicas de mapas e as vezes até bussolas virtuais disponibilizadas na maioria dos jogos, após chegar no local determinado é primordial ao jogador conseguir interpretar através de textos e imagens qual é o passo a seguir para sua nobre jornada.

Administrar recursos é vital na vida de um jogador, seja este recurso o mais tradicional, como moedas, até a própria vida ou um simples pedaço de graveto, o que esses jogos ensinam ao jogador é que todo recurso é escasso e que deve ser usado na ocasião correta para que ele tenha utilidade.

Pense nisso quando quiser gastar aquele dinheiro que você vem juntando com alguma bobagem.

O jogador está constantemente analisando riscos enquanto joga, a cada “pixel movimentado”, uma nova analise deve ser feita juntamente com uma nova decisão a ser tomada. Esse ciclo trás muitos benefícios para a vida real do jogador, onde ele pode por em pratica essas atitudes buscando alcançar seu objetivo, seja ele fazer uma simples lição de casa ou qualquer outro tipo de planejamento.

O que podemos ver após tudo isso, é que alguns jogos quando usados da maneira correta podem ser extremamente benéficos no estimulo de diversas habilidades essências no nosso dia a dia. Porem, não se esqueça nobre jogador, que é na vida real que se ganha mais pontos.

Bibliografia

Esse item foi postado em Blog. Coloque o permalink nos seus favoritos.