Clonagem de jogos mobile, o que você pensa sobre isso?

Latest posts by admin (see all)

Em um mercado cada vez mais acirrado e atrativo financeiramente, desenvolvedoras não muito éticas procuram por profissionais que, acreditem se quiser, possam clonar jogos de sucesso, como o recente Flappy Bird.

Não é de hoje que se vê no mercado os chamados produtos falsificados. O produto falsificado é, via de regra, uma cópia quase que idêntica de um determinado produto, mas com custo de produção muito abaixo, o que faz com que seu preço final também seja menor.

Abaixo, os números da falsificação nos 11 setores pesquisados:

TabelaPirataria

Fonte: FNCP (Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade)

O que pode se notar logo de inicio é que este mercado movimenta bilhões de reais anualmente e que, para a maioria dos consumidores desses produtos, o preço é o maior diferencial.

Mas e a clonagem de jogos?

Ao que tudo indica, a clonagem de jogos mobile segue os mesmos princípios dos demais produtos falsificados: a comercialização de um produto idêntico ou muito semelhante ao original, sem que exista o direito de reprodução sobre o produto falsificado.

A clonagem de jogos acontece na maioria das vezes com a clonagem da essência do jogo original, aquilo que torna o jogo original totalmente único e diferente dos demais no mercado. Por isso vale tudo para estas desenvolvedoras, desde a cópia da ideia, jogabilidade, texturas e muitas vezes até parte do nome do produto original, fazendo com que ambos apareçam lado a lado nas buscas. Esta é uma das muitas formas de hijack  que nada mais é que o ato de sequestrar a visibilidade de um produto já conhecido.

O Tumblr I Want a Clone possui um catálogo de jogos clonados e, infelizmente, pelo que se pode ver quase todo dia aparece mais um post novo.

Sabemos o quanto é difícil ter uma boa ideia em um mercado abarrotado de jogos de diferentes tipos, as vezes chegamos a pensar que tudo já foi explorado, que qualquer ideia que tenhamos já tenha sido utilizada previamente. Isto não é todo mentira, afinal de contas, como acontece em qualquer outra mídia, jogos são nada mais que aglomerados de ideias que absorvemos de diversos meios e adaptamos de acordo com nossas capacidades e visões distintas. O processo criativo, então, não é “totalmente original”, como alguns gostam de colocar, mas tampouco é o mesmo processo pelo qual passam os jogos clonados.

Para nós apaixonados e criadores de jogos é triste ver o mercado “criando” jogos através de máquinas de clones sem o menor sentimento e paixão pelo que fazem, apenas visando abocanhar uma fatia dos lucros que os jogos originais produzem, o mais rápido e similarmente possível.

Esse item foi postado em Blog. Coloque o permalink nos seus favoritos.