Lançamentos: “Puxe-e-monte” e “Toque&Anime”

Gabriel Lima

Ex-Coordenador de desenvolvimento at Aptor Software
Desenvolvedor por formação. Artista por teimosia.

Latest posts by Gabriel Lima (see all)

Ludo Educativo lança jogos para crianças de 0 a 4 anos

“Puxe e Monte” e “Toque e Anime” auxiliam primeiros passos da alfabetização

Grupo Ludo Educativo lança jogo para crianças de 0 a 4 anos.

São nos primeiros anos de vida que a capacidade cognitiva da criança se desenvolve. Os estímulos apresentados neste período incentivam a concentração e o foco dos pequenos na faixa etária entre 0 e 4 anos. Pensando neste público, o grupo de desenvolvimento de jogos educativos, Ludo Educativo, vinculado ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), lançou dois games: o “Puxe e Monte” e o “Toque e Anime”.

Formas, cores, nomes e sons são estímulos que deixam as crianças ainda não alfabetizadas estimuladas e entretidas. “Levamos o Ludo Educativo para alguns eventos, como o Game Arts, em Sorocaba (SP), e recebemos muitos pedidos para o desenvolvimento de jogos para a faixa etária de 0 a 4 anos. Foi então que surgiu a ideia de fazer o Puxe e Monte e o Toque e Anime”, explicou a coordenadora pedagógica do grupo, Marília Faustino.

Puxe e Monte, brincadeira de montar para crianças de 0 a 4 anos

Puxe e Monte

No Puxe e Monte, um animal é apresentado em uma brincadeira de montar. As peças são simples e geométricas, para estimular a compreensão rápida. No jogo não há uma forma certa ou errada de montar, podendo ser usado como estímulo visual para as crianças mais novas, além de estimular a coordenação motora. Ao todo, estão disponíveis 6 animais para a criança montar. O Puxe e Monte está disponível em versão web e mobile, para tablets e smartphones.

Para jogar o Puxe e Monte, acesse: http://goo.gl/Hfd3Lw.

Toque e Anime, atividade de estímulo audio visual para as crianças de 0 a 4 anos

Toque e Anime

Neste jogo a criança interage com diversos objetos e personagens em uma fazenda. Ao tocar ou clicar em um objeto ou personagem, um estímulo visual e sonoro é apresentado. O game também está disponível para computadores, tablets e smartphones.

Para jogar o Toque e Anime, acesse: http://goo.gl/J8Xbou.

Toque e Anime, atividade de estímulo audio visual para as crianças de 0 a 4 anos

Estimulando os primeiros passos

Marília explica que cada um dos dois jogos é pensado para estimular reações diferentes nas crianças. “O Toque e Anime pode ajudar a estimular os movimentos, relacionando o som dos animais a sua figura. Já no Puxe e Monte, a criatividade é favorecida, ficando a criança livre para montar as figuras da forma como quiser, o que também desenvolve os movimentos finos”, disse.

O coordenador do CDMF, Elson Longo, comenta que, apesar do grupo desenvolver jogos para todas as idades, a faixa dos 0 aos 4 anos ficava com poucas opções no Portal Ludo Educativo. “As crianças menores eram pouco beneficiadas, mas agora podem contar com mais ferramentas de aprendizado em nosso site”.

Puxe e Monte, brincadeira de montar para crianças de 0 a 4 anos

Sobre o Ludo Educativo

O Ludo Educativo é um projeto de extensão universitária que surgiu em 2012 e tem jogos gratuitos sobre diversos assuntos que estão presentes no dia a dia de crianças e adolescentes, como a escassez de água, preservação do meio ambiente e a preparação para o vestibular. Um dos temas atuais abordados nos jogos é a dengue, que vem causando epidemias em todo o país. No Contra a Dengue, o jogador precisa acabar com os focos da doença pela cidade. Para jogar, clique aqui.

A equipe do projeto é formada por designers, programadores e pedagogos da Aptor Software, uma empresa spin-off que surgiu nos corredores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Estadual Paulista (UNESP). Conheça mais jogos do grupo no site http://portal.ludoeducativo.com.br.

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN), integrando uma rede de pesquisa entre UNESP, UFSCar, Universidade de São Paulo (USP) e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN).

Crédito imagens: Divulgação/CDMF 

Contato:

Fernanda Vilela – Assessora de Comunicação do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF)

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

(16) 9 8178-2748

(16) 3351-8214

[email protected]

Conheça o CDMF – http://www.cdmf.org.br/