Lançamento: No Ritmo das Palavras

Gabriel Lima

Ex-Coordenador de desenvolvimento at Aptor Software
Desenvolvedor por formação. Artista por teimosia.

Latest posts by Gabriel Lima (see all)

Novo jogo do Ludo Educativo ensina língua portuguesa no ritmo do frevo

Game é estratégia interdisciplinar para crianças na faixa etária entre 10 e 12 anos

Grupo Ludo Educativo lança jogo para consolidar alfabetização (3)

Um jogo lançado pelo grupo Ludo Educativo pode ser um objeto de aprendizagem interdisciplinar por professores de Língua Portuguesa e Educação Física para crianças na faixa etária entre 10 e 12 anos. No Ritmo das Palavras trata sobre sinônimos e antônimos usando como cenário a dança típica do estado de Pernambuco, o frevo.

Dois personagens dançam de acordo com a missão passada: quando o jogador precisa associar os antônimos, as roupas dos personagens são de cores diferentes. Quando o desafio é associar sinônimos, as cores são iguais. Caso o jogador erre, perde uma sombrinha do frevo e os personagens também errarão os passos da dança. Se acertar, acumula pontos e os personagens exibem um passo da dança.

A coordenadora pedagógica do Ludo Educativo, Marília Faustino, explica que os professores de Língua Portuguesa e Educação Física podem trabalhar o jogo de maneira interdisciplinar, podendo ajudar os estudantes a ampliar o vocabulário e conhecimento cultural sobre essa dança típica brasileira. “O trabalho com a cultura popular pode ser interessante para que os alunos construam sua identidade cultural”, apontou.

Grupo Ludo Educativo lança jogo para consolidar alfabetização (1)

“O professor de Educação Física pode aproveitar o Dia Nacional do Frevo, 14 de setembro, para apresentar o jogo para os alunos, pelo fato da disciplina também trabalhar as danças populares brasileiras”. Marília explica ainda que o conteúdo do jogo está localizado no Currículo do Estado de São Paulo, previsto para o 1º bimestre do 6º ano do ensino fundamental.

Para jogar, basta clicar e arrastar a palavra do bloco vermelho e soltar sobre o bloco azul, e, quando associar todas as palavras, clicar no botão “checar”. O jogador deve tomar cuidado para não perder sombrinhas, pois sem elas os personagens não podem dançar.

O jogo pode ser acessado através do link: http://portal.ludoeducativo.com.br/pt/play/no-ritmo-das-palavras.

Grupo Ludo Educativo lança jogo para consolidar alfabetização (2)Elson Longo, coordenador do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), centro de pesquisa em que o Ludo Educativo está inserido, explica que o portal de jogos educacionais já ultrapassa os 8 milhões de acessos, sendo uma ferramenta utilizada por professores em diversas escolas no Brasil. “Os alunos do ensino fundamental e médio podem estudar o conteúdo que aprendem na escola através do Ludo, de uma forma agradável e divertida”.

Sobre o Ludo Educativo

O Ludo Educativo é um projeto de extensão universitária que surgiu em 2012 e tem jogos gratuitos sobre diversos assuntos que estão presentes no dia a dia de crianças e adolescentes, como a escassez de água, preservação do meio ambiente e a preparação para o vestibular. Um dos temas atuais abordados nos jogos é a dengue, que vem causando epidemias em todo o país. No Contra a Dengue, o jogador precisa acabar com os focos da doença pela cidade. Para jogar, clique aqui.

A equipe do projeto é formada por designers, programadores e pedagogos da Aptor Software, uma empresa spin-off que surgiu nos corredores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Estadual Paulista (UNESP). Conheça mais jogos do grupo no site http://portal.ludoeducativo.com.br.

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN), integrando uma rede de pesquisa entre UNESP, UFSCar, Universidade de São Paulo (USP) e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN).

Crédito imagens: Divulgação/CDMF 

Contato:

Fernanda Vilela – Assessora de Comunicação do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF)

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

(16) 9 8178-2748

(16) 3351-8214

[email protected]

Conheça o CDMF – http://www.cdmf.org.br/