Lançamentos: “Ludo Escola” e “Ludo Atlantis”

Gabriel Lima

Ex-Coordenador de desenvolvimento at Aptor Software
Desenvolvedor por formação. Artista por teimosia.

Latest posts by Gabriel Lima (see all)

Ludo Educativo lança plataforma colaborativa de educação à distância

LUDO ATLANTIS PERMITE QUE PROFESSORES ELABOREM QUESTÕES PARA AVALIAR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Ludo Atlantis é lançado juntamente a plataforma de questionários Ludo Escola

O grupo de desenvolvimento de jogos educacionais Ludo Educativo, projeto de extensão do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), lançou uma nova plataforma de ensino à distância que busca auxiliar alunos e professores do ensino fundamental e médio. Com o Ludo Atlantis, o professor poderá interagir diariamente com o aluno e avaliá-lo com questões por ele elaboradas.

O que é o Ludo Atlantis?

Ludo Atlantis, jogo de tabuleiro digital onde o jogador é desafiado para uma batalha de conhecimentos

Nesta nova aventura do Ludo Educativo, o aluno toma o controle de um dos três guardiões da lendária cidade submersa de Atlantis. No papel de guardião o aluno deverá desbravar a escuridão e provar seu conhecimento e domínio sobre as disciplinas escolares, progredindo em sua missão à medida que responde corretamente às perguntas e supera os desafios apresentados. Apenas através de sua sabedoria o aluno descobrirá uma nova forma de energia para os Atlantes e trará a luz para os habitantes da cidade submersa.

Plataforma Colaborativa

A plataforma de questionários Ludo Escola permite que o usuário cadastre suas questões e respostas

O Ludo Atlantis não é apenas um novo jogo, mas uma nova plataforma de aprendizado colaborativo, chamada de LudoEscola. Através do Ludo Escola, todo usuário do Ludo Educativo passa a ter acesso a cursos das mais diversas áreas de conhecimento. Os cursos são compostos por um ou mais módulos, cada um deles com 4 até 30 questões. O usuário só pode prosseguir para um novo módulo ao responder corretamente uma determinada parcela das questões propostas. Além disso, os usuários do portal agora podem cadastrar seus próprios cursos e criar salas – uma novidade incrível para professores que desejam ter o apoio de uma ferramenta educacional adaptada para suas necessidades específicas.

A plataforma produz relatórios detalhados de cada curso e sala criados pelo usuário, sendo possível fazer o acompanhamento de desempenho em diversos níveis. Um professor pode, por exemplo, saber o desempenho geral dos usuários em um curso específico que criou, além de acompanhar alunos de uma sala específica ou monitorar o comportamento dos usuários ao responder uma pergunta. Desta forma, pretendemos permitir ao usuário que refine seu próprio conteúdo, criando uma experiência de aprendizado cada vez mais aprimorada.

Interação com os Professores

Para que a qualidade do material seja mantida, a equipe do Ludo Educativo manterá uma contínua interação com os professores que utilizam a plataforma, com revisões periódicas de conteúdo.

Os professores poderão ter acesso à plataforma Ludo Atlantis fazendo um cadastrado no Ludo Educativo. Assim terá acesso à plataforma, tendo acesso às interfaces de aluno e de professor. O uso da plataforma é completamente gratuito. A equipe também disponibiliza manuais para professores e alunos e estará mais do que feliz em tirar qualquer dúvida.

Clique no link para conhecer a plataforma Ludo Escola:http://portal.ludoeducativo.com.br/pt/escola/landing.

Toque e Anime, atividade de estímulo audio visual para as crianças de 0 a 4 anos

Sobre o Ludo Educativo

O Ludo Educativo é um projeto de extensão universitária que surgiu em 2012 e tem jogos gratuitos sobre diversos assuntos que estão presentes no dia a dia de crianças e adolescentes, como a escassez de água, preservação do meio ambiente e a preparação para o vestibular. Um dos temas atuais abordados nos jogos é a dengue, que vem causando epidemias em todo o país. No Contra a Dengue, o jogador precisa acabar com os focos da doença pela cidade. Para jogar, clique aqui.

A equipe do projeto é formada por designers, programadores e pedagogos da Aptor Software, uma empresa spin-off que surgiu nos corredores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Estadual Paulista (UNESP). Conheça mais jogos do grupo no site http://portal.ludoeducativo.com.br.

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN), integrando uma rede de pesquisa entre UNESP, UFSCar, Universidade de São Paulo (USP) e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN).

Crédito imagens: Divulgação/CDMF 

Contato:

Fernanda Vilela – Assessora de Comunicação do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF)

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

(16) 3351-8214

[email protected]

Conheça o CDMF – http://www.cdmf.org.br/