Lançamento: Brigadeirolândia

Gabriel Lima

Ex-Coordenador de desenvolvimento at Aptor Software
Desenvolvedor por formação. Artista por teimosia.

Latest posts by Gabriel Lima (see all)

Jogo educativo pode ser ferramenta para consolidar alfabetização

Brigadeirolândia, lançado pelo grupo Ludo Educativo, propõe ensino de astronomia em game de soletração

Grupo Ludo Educativo lança jogo para consolidar alfabetização (3)

O grupo de desenvolvimento de jogos educacionais Ludo Educativo, vinculado ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), lançou o game Brigadeirolândia, que propõe desafios de soletração com palavras relacionadas à astronomia para que os alunos possam consolidar de uma forma lúdica e divertida o processo de alfabetização.

“Acredito que o jogo Brigadeirolândia pode fornecer de forma lúdica mais uma vivência para auxiliar na consolidação da alfabetização”, explicou a coordenadora pedagógica do grupo, Marília Faustino. A ideia surgiu a partir da constante demanda de jogos de soletrar, por serem jogos de rápido consumo e servirem como ferramentas auxiliares nas escolas.

O Brigadeirolândia foi feito para crianças entre 10 a 12 anos, ou seja, estudantes com idade escolar entre o 6º e o 7º ano. O tema do game é astronomia e o jogador deve zelar para que nunca falte doces para os brigadeirolenses, amistosos habitantes desse universo. Assim, ele precisa acertar as palavras relacionadas às charadas. A cada acerto, o jogador acumula uma pontuação, mas deve ter cuidado ao errar, pois assim o personagem brigadeirolense não se alimentará, podendo quebrar a máquina de brigadeiros.

Grupo Ludo Educativo lança jogo para consolidar alfabetização (1)

Gabriel Lima, coordenador de desenvolvimento do grupo, explica que para que o jogo tenha sucesso como ferramenta auxiliar, é ideal que seja aplicado após uma aula de astronomia e juntamente ao professor responsável pelo conteúdo. “O professor poderá ajudar os alunos com as dicas fornecidas pelo jogo, reforçando o que foi visto em sala de aula com o objetivo de consolidar a alfabetização, além de promover o aprendizado em astronomia”, disse.

O jogo pode ser acessado através do link: http://portal.ludoeducativo.com.br/pt/play/brigadeirolandia.

Grupo Ludo Educativo lança jogo para consolidar alfabetização (2)O diretor do CDMF, professor Elson Longo, ressalta o uso do portal Ludo Educativo como ferramenta pedagógica em escolas. “O Ludo já ultrapassou os 8 milhões de acessos no país e no exterior, e está sendo utilizado pela rede estadual de educação em São Paulo”, apontou.

Sobre o Ludo Educativo

O Ludo Educativo é um projeto de extensão universitária que surgiu em 2012, conta com cerca de 160 mil acessos mensais e tem jogos gratuitos sobre diversos assuntos que estão presentes no dia a dia de crianças e adolescentes, como a escassez de água, dengue, preservação do meio ambiente e a preparação para o vestibular.

A equipe do projeto é formada por designers, programadores e pedagogos da Aptor Software, uma empresa spin-off que surgiu nos corredores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Estadual Paulista (UNESP). Conheça mais jogos do grupo no site http://portal.ludoeducativo.com.br.

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN), integrando uma rede de pesquisa entre UNESP, UFSCar, Universidade de São Paulo (USP) e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN).

Crédito imagens: Divulgação/CDMF 

Contato:

Fernanda Vilela – Assessora de Comunicação do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF)

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

(16) 9 8178-2748

(16) 3351-8214

[email protected]