O mundo atual dos jogos eletrônicos

Siga-me

Alexandre Rosenfeld

Ex-Coordenador de desenvolvimento at Aptor Games
Um apaixonado por tecnologia, que acredita que pode tornar o mundo um lugar melhor com seu trabalho.
Siga-me

Latest posts by Alexandre Rosenfeld (see all)

Com esse post começamos uma série de textos sobre jogos eletrônicos e como eles podem melhorar a aprendizagem. Qualquer tipo de jogo eletrônico, se usado da maneira correta, pode educar os adultos do futuro. Para isso, é preciso entender melhor o universo dos jogos antes de qualquer coisa.

Jogos eletrônicos são fascinantes pelo simples fato de integrarem quase todas as mídias em um só lugar: cinema, animação, programação, música, o que é conhecido como “storytelling” e outros tantos ramos dos estúdios. Eles constroem mundos de enigmas para resolver e níveis para desbloquear.

Todos os games são formas ativas de aprendizado, onde as consequências dos erros não vão além de perder pontos ou, no pior dos casos, ter que reiniciar o jogo. Isso da a oportunidade ao jogador de aprender com seus erros quantas vezes forem necessárias até que alcance a meta estabelecida e possa passar ao seguinte nível, para completar um objetivo ainda maior.

O “gamification”, presente em aplicativos como Foursquare, Duolingo e muitos outros, utiliza esses mecanismos para tornar o aprendizado e a interatividade, do que for que seja, em algo mais divertido e envolvente. Mesmo temas “chatos” do dia a dia se tornam algo fácil.

Com tantas idéias para se trabalhar com jogos, já há alguns anos começou-se uma revolução no mercado de jogos eletrônicos. Quem conhece grandes empresas como Nintendo, Sony e Eletronic Arts, talvez não conheça nomes como SuperGiant Games, Mojang ou Halfbrick, responsáveis por alguns dos jogos mais populares atualmente como Bastion, Minecraft, Fuit Ninja e Jet Pack Joyride. Essas empresas, as quais chamamos hoje de “indie”, ao contrário dos grandes desenvolvedores, possuem equipes reduzidas, as vezes de até 2 ou 4 desenvolvedores. Seus orçamentos são milhares ou milhões de vezes menores que os dos grandes estúdios, porém sua paixão pelo desenvolvimento de jogos é inigualável  Focadas na profundidade da história, artes e mecânicas inovadoras e interessantes, elas criaram um movimento que está mudando a dinâmica dos jogos.

E é nesse contexto que existe o Ludo Educativo. Nosso objetivo é aproximar os jogos eletrônicos do aprendizado. Somos uma pequena equipe, com uma grande ambição e estamos apenas começando a contar nossa história. Fique ligado e deixe seu comentário abaixo.

Esse item foi postado em Blog. Coloque o permalink nos seus favoritos.

One thought on “O mundo atual dos jogos eletrônicos

  1. Alô Alexandre! Excelente a iniciativa do blog. Acho muito importante usar jogos para fixar conhecimentos fundamentais. Tenho um projeto que ensina Ecologia Básica através das regras de um jogo de baralho conhecido como “BURACO”, Procuro equipe que esteja interessada em avaliar o projeto e, quem sabe, transformá-lo em realidade. .

Os comentários estão fechados.